Administrar bem o seu negócio é fundamental para que se alcance o almejado Sucesso. Para isso, tenha parceiros que entreguem os resultados com rapidez para te ajudar na tomada de decisão, sugerimos assim os passos abaixo:
O primeiro passo é o Planejamento: É de extrema importância ter um Planejamento Global do seu negócio, passando por todas as atividades desenvolvidas, pois todo o planejamento de criar os indicadores e atingir o sucesso das metas e objetivos traçados, depende de um funcionamento perfeito de todo o conjunto da atividade, desde seu início até o fim, passando por todos os setores da organização.
O segundo passo é analisar as finanças: As finanças necessitam de cuidados especiais, pois o descuido levam de uma pequena tensão a uma crise instaurada na organização e os conflitos financeiros podem ocasionar muitos problemas. Não havendo um bom controle das mesmas, as coisas podem ir se acumulando, e os problemas vão se aumentando, chegando a situações críticas. Por isso é necessário criar uma análise de resultado mensal para acompanhamento de todos os resultados, sugerimos analisar não só o fluxo financeiro ou o aumento do faturamento e sim, três tipos de visões para melhor decisão, resultado financeiro (análise do caixa), gerencial (análise econômica caixa e competência da organização) e contábil (competência).
O terceiro passo é analisar a receita e sua composição: Como está seu faturamento, o que compõe, como são praticadas as planilhas de vendas, são realizadas encima da realidade do seu negócio ou só encima do mercado, tome muito cuidado com isso.
O quarto passo é analisar os custos: Os Custos, são divididos em fixos ou variáveis, mas neste momento vamos considerar o CMV (custo da mercadoria vendida), CPV (custo do produto vendido) e CSP (custos de serviços prestados) devem ser acompanhados de perto e mensalmente, através de um plano orçado e realizado, pois são eles que impactam muitas vezes no preço da venda e da lucratividade.
O quinto passo é analisar a mão de obra: A mão de obra além da análise da folha de pagamento por área da sua empresa, deverá ser analisado encargos e benefícios.
O sexto passo é analisar as despesas: As despesas não estão diretamente relacionadas ao produto final da sua organização, um exemplo delas são as despesas administrativas que você deve estar todo mês de olho nisso.
O sétimo passo é analisar os impostos e encargos: A carga tributária brasileira é alta em comparação a outros países, portanto há de se ter cautela, dependendo da forma de tributação da empresa, deve ter uma seriedade na análise, pois, é comum, empresas que teriam que fazer provisão dos valores a pagar, referente a carga tributária, também incluindo na mesma a carga social INSS E FGTS e imprudentemente distribuem lucro antecipado.
O oitavo passo é analisar as despesas não operacionais: Como estão os empréstimos e parcelamentos no seu negócio, quanto está tomando do seu financeiro e resultado.
O nono passo é analisar a lucratividade: Após analisar os passos anteriores deve ser analisado a lucratividade e lembrando que muitas vezes quando está positivo analise bem as excessivas retiradas aos sócios e a não permanência em pensar nos possíveis revés empresariais. E se estiver em prejuízo precisa correr atrás para regularizar.
O décimo passo é a disciplina: O empresário e a liderança não pode deixar de realizar isso todo mês. Pois, ao verificar aumento dos custos e das despesas, imediatamente deve ser providenciada a análise dos mesmos e os ajustes necessários devem ser criados.
Por fim, a nossa função é ajudar o empresário nessa análise e identificar as origens dos problemas ajudando-o com os resultados rápidos para sua tomada de decisão.
Nelson Chiteco Junior
É o Sócio Responsável da SE Audit, Contador, Advogado Colaborativo e Sistêmico especialista em Crise de Empresas, Consultor em Reestruturação Empresarial e Recuperação Judicial, Administrador Judicial, Mediador, Professor e Terapeuta. Atua em Empresas há mais de 15 anos.